Turismo Rural


Em São Romão ouve-se o silêncio, encontra-se a paz, cheira a pinheiro e a giesta, respira-se um odor intenso à obra Queirosiana, sente-se a lealdade nunca por outros ultrapassada de Egas Moniz, ouvem-se histórias e contam-se lendas do nosso D. Afonso Henriques, que se terá curado de uma enfermidade no Mosteiro de Nossa Senhora de Cárquere… Lá se canta e dança com alegria, assiste-se com um entusiasmo rival aos concertos das duas Bandas Filarmónicas da Velha e da Nova e, na hora, reza-se com fé, tão só porque Deus está ali tão perto!... S. Romão sobe até à cota de 900m de altitude, lá bem nas alturas da Esculca. Dispõe-se em presépio até ao rio e, logo de seguida, podemos fazer desta aldeia, um miradouro único, donde desfrutamos todos os nossos vizinhos, terras de Entre-os-Rios e num rasgo de imaginação, além serra, sentimos o Porto não muito longe, abraçado ao mar.



Gastronomia


São Romão de Arêgos oferece uma gastronomia genuína, emaranhada de memórias e mãos que fazem parte do nosso visionário de gente: o pão cozido no forno de lenha, o fumeiro, o anho assado no forno a pingar no alguidar do arroz, as cavacas de Resende, as filhós de chila exoticamente perfumadas de canela, e as rabanadas de vinho ou chá, encharcadas de saudades das nossas mães são alguns dos sabores e saberes, que a região oferece estendidos num regaço de quieta melancolia.



Tradições


As tradições, como a Páscoa, em que Cristo entra pela casa de cada um de nós, com o rebate dos sinos, os tapetes de flores, as pessoas, a alegria da Primavera; o carnaval em que se correm comadres e compadres e se dão as mantensecas em solteiros e casados… As procissões, os tapetes e os arcos de flores, as bandas de música, o Quarto Domingo de Maio, em que todos acorrem ao Mosteiro de Cárquere, para assistir à festa do Concelho, onde desfilam catorze procissões, as feiras e as festas são algumas das jóias da coroa de São Romão de Arêgos.



Segredos


Esta freguesia guarda, em parceria com o Concelho de Resende, alguns segredos.. O misterioso Penedo de São João, a Rota dos Monumentos Românicos, exposições de cerâmica, de cestaria, a feira da cavaca, a feira das cerejas, passeios no e pelo Rio Douro, eventos e desportos náuticos..são indubitavelmente de revelação obrigatória a quem visita Vald’arêgos.